Ontem fui fazer uma caminhada com uma amiga e colega de ginástica e como não podia deixar de ser no meio da nossa conversa vem sempre á baila os cozinhados.
Trocámos ideias sobre vários pratos e foi então que ela me falou no "Coq au Vin".
Já tinha ouvido falar muitas vezes nesta célebre receita da cozinha francesa mas nunca a tinha confecionado nem sequer provado e vai daí, hoje passei da ideia para a prática e lá está em cima do fogão o tão falado prato dos nossos vizinhos franceses o dito " Coq au Vin" ou franguinho com vinho tinto.
Será um "Coq au Vin" muito provávelmente diferente da receita original mas vamos ver se resulta, pelo menos já cheira bem.
Ingredientes:
1 frango partido aos bocados e sem pele
1 cenoura grande
Cogumelos frescos (eu não tinha utilizei de lata) cortados a meio ou em 4 se forem grandes
1 cebola
2 dentes de alho
Bacon a gosto
Vinho tinto
Caldo de galinha caseiro ou na falta deste 1/2 cubo de caldo de galinha
Sal, pimenta e azeite
Tomilho fresco
Preparação:
Temperar o frango com sal e pimenta. Colocar um pouco de azeite numa caçarola e deixar selar o frango em lume alto. Reservar.
No mesmo recipiente deitar mais um pouco de azeite e refogar a cebola picada grossa e o alho também picado juntamente com o bacon aos quadradinhos.
Colocar então o frango reservado, uma ou duas colheres de sopa de calda de tomate, regar com o vinho tinto e o caldo de galinha quase até cobrir .
Completar com as cenouras ás rodelas, as duas folhas de ,ouro, os cogumelos e as hastes de tomilho fresco. Temperar a gosto.
Deixar estufar em lume brando até o frango estar cozido e reduzir o molho .O acompanhamento é a gosto .
Eu acompanhei com umas batatas fritas e bróculos cozidos.Ficou aprovado.
Espero que também gostem e bom apetite!