Ficou-me sempre na ideia este prato que a minha tia fazia, quando eu era criança e ía passar as "férias grandes" a casa dela.
Não é que eu seja grande apreciadora de comida Alentejana , até não sou , prefiro a cozinha do Norte. No entanto há pratos que eu gosto de fazer de vez em quando.
Este por acaso lembrei-me de o fazer porque tinha grão demolhado para cozer , assim aproveitei também para fazer o tão apreciado "Cozido de Grão" dos meus tempos de menina.
Ingredientes:
- Grão
- Carne de Vitela
- Chouriço
- Toucinho Magro
- Abóbora
- Batatas
- Feijão Verde
Numa panela ou na panela de pressão, deitar o grão demolhado, a carne de vaca, o chouriço, toucinho e uma boa quantidade de abóbora cortada aos bocadinhos , eu disse uma boa quantidade porque é ela que vai fazer o caldinho grosso. Temperar com sal e deixar cozer até o grão e a carne estarem macios. Na minha panela de pressão leva cerca de 40 minutos.
Depois de tudo cozido, leva-se novamente ao lume com as batatinhas aos cubinhos pequeninos e o feijão verde cortado ao meio e depois aos bocadinhos também pequenos como se faz para os guizados. Temperar com um pouco de azeite, rectificar os temperos e deixar acabar de cozer.
Acompanhar então o cozido com as carnes cortadas á parte , e para quem gostar com umas fatias bem finas de pão alentejano.
Sem comentários:
Enviar um comentário