Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cozido de Grão á Moda do Alentejo



Ficou-me sempre na ideia este prato que a minha tia fazia, quando eu era criança e ía passar  as "férias grandes" a casa dela.

Não é que eu seja grande apreciadora de comida Alentejana , até não sou , prefiro a cozinha do Norte. No entanto há pratos que eu gosto de fazer de vez em quando.

Este por acaso lembrei-me de o fazer porque tinha grão demolhado para cozer , assim aproveitei também para fazer o tão apreciado "Cozido de Grão" dos meus tempos de menina.


Ingredientes:
  • Grão
  • Carne de Vitela
  • Chouriço
  • Toucinho Magro
  • Abóbora
  • Batatas
  • Feijão Verde
Preparação:

Numa panela ou na panela de pressão,  deitar o grão demolhado, a carne de vaca, o chouriço, toucinho e uma boa quantidade de abóbora cortada aos bocadinhos , eu disse uma boa quantidade porque é ela que vai fazer o caldinho grosso. Temperar com sal e deixar cozer até o grão e a carne estarem macios. Na minha panela de pressão leva cerca de 40 minutos.

Depois de tudo cozido, leva-se novamente ao lume com as batatinhas aos cubinhos pequeninos  e o feijão verde cortado ao meio e depois aos bocadinhos também pequenos como se faz para os guizados. Temperar com um pouco de azeite, rectificar os temperos e deixar acabar de cozer.

Acompanhar então o cozido com as carnes cortadas  á parte , e para quem gostar com umas fatias bem finas de pão alentejano.

Sem comentários:

Enviar um comentário